quarta-feira, 6 de julho de 2011

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III: DOCÊNCIA EM LITERATURA DE LÍNGUA PORTUGUESA - COLÉGIO EQUIPE

IVANICE NAZARIO


JÉSSICA LUZ


RODRIGO BATISTA





1. APRESENTAÇÃO



Este relatório descreve as atividades realizadas no decorrer do Estágio Supervisionado III: docência em literaturas de língua portuguesa, do curso de Licenciatura em Letras Português/Francês e suas respectivas literaturas, do Instituto de Ensino Superior do Amapá-IESAP.


Idealiza-se o estágio como uma estratégia de efetivação das informações adquiridas nas aulas teóricas, pois estas dão subsídio para que se ponha em prática aquilo que contribuirá positivamente com o processo de formação dos futuros professores.


Para que os dados expostos neste relatório fossem coletados, realizaram-se atividades dentro e fora do âmbito acadêmico. O processo para a coleta de informações resultou na carga horária de 100h, que foi dividida por fases.


A primeira fase ocorreu no recinto acadêmico, onde os professores Mônica Chucre, Ronaldo Manassés e por fim Katiúscia Fernandes da Silva Dias (substituindo os demais) deram orientações relativas às apostilas e um filme que seriam o recurso teórico dos acadêmicos. Os temas abordados nas apostilas foram: “Formar leitores e tornar-se leitor – prioridade em qualquer nível escolar e na vida”, “O ensino de literatura”, “Literatura infantil: arte literária ou pedagógica?”, “A literatura infantojuvenil contra o bullying: estratégias e planos de ação” e o filme “Central do Brasil”.


No decorrer da segunda, dividiu-se os grupos, elaborou-se o ofício no qual constavam os tipos de atividades que seriam realizadas na escola-campo e onde também estavam relacionados os nomes dos acadêmicos. No entanto, a greve dos professores interferiu na observação e regência que aconteceriam nas escolas da rede pública. Por causa disso, houve alteração no procedimento do Estágio Supervisionado, e alguns acadêmicos tiveram que optar pelas instituições particulares para efetivarem seus estágios.


Na terceira fase, os acadêmicos elaboraram seus planos de aula e expuseram no próprio âmbito acadêmico o conteúdo a ser ministrado. Posteriormente houve contato com a coordenadora da escola-campo, a apresentação do ofício, encaminhamento para a sala de aula, contato com a professora e observação da turma, registro fotográfico do espaço escolar e da turma observada, e por fim, organização, preenchimento e assinatura das fichas.


Finalizando, a quarta fase é caracterizada pela ordenação dos dados obtidos, elaboração deste breve relatório que descreve os trabalhos realizados na instituição estagiada e na academia, e a confecção de um portfólio documental e alimentação do blog da turma.


Cada etapa do Estágio Supervisionado teve a intenção de subsidiar os acadêmicos nas atividades inerentes à regência da literatura no Ensino Médio. Partindo desse pressuposto, haveria a reflexão no que se refere ao exercício magisterial, desta forma, ocorreria o entendimento das ações relativas ao cotidiano da sala de aula.




















IDENTIFICAÇÃO DOS AUTORES



Ivanice Nazario de Carvalho nasceu em Macapá/Amapá no dia 02 de julho de 1989. Cursa o 6º Período de Letras Licenciatura Plena em Português/ Francês e respectivas Literaturas no IESAP. Estudou na extinta Escola Estadual Tia Teca, posteriormente foi transferida para a Escola Adventista de Macapá, concluiu o Ensino Fundamental e Médio na Escola Estadual Sebastiana Lenir de Almeida na cidade de Macapá, onde habita com seus pais e irmão. Durante cinco anos, do ano 2005 a 2010, foi voluntária do Clube de Desbravadores Estrela do Equador, onde.


Jessica Luz da Costa, nascida em 09 de janeiro de 1989, na cidade de Almeirim, Pará. Cursa o 6º período de Letras Licenciatura Plena em Português/ Francês e respectivas Literaturas no Iesap. Estudou na escola Maria de Nazaré Pereira e concluiu o Ensino Médio na escola Raimunda Virgolino. Seu objetivo profissional é se especializar em Psicolinguistica.



Rodrigo do Rosário Batista, nascido em 31 de março de 1984, na cidade de Macapá. Acadêmico do 6º período do curso de Letras Licenciatura Plena em Português/Francês e respectivas literaturas no IESAP. Deu início aos seus estudos na Escola Estadual Lobo D’almada e concluiu o Ensino Médio Colégio Sílvio Elito.












1.1. Identificação


Em 2007, um grupo de educadores com grande credibilidade perante a sociedade amapaense, uniu-se em torno de um ideal precioso, que resgatasse a qualidade em educação e possibilitasse ao aluno obter sucessos seletivos mais concorridos dentro e fora do Estado.


Nascia, assim, o CURSO EQUIPE MACAPÁ, que em pouco tempo se consolidou com a instituição de maior sucesso e credibilidade no segmento de pré-vestibular e concursos públicos.


Em 29 de janeiro de 2008, mais educadores somaram com essa Equipe para lançar um projeto ainda mais grandioso: o COLÉGIO EQUIPE MACAPÁ. Um colégio que nasceu com todo o sucesso, atuando no Ensino Fundamental e Ensino Médio, com objetivo de oferecer a sociedade amapaense um colégio que eduque para vida, fazendo com que o aluno cresça em todos os sentidos, críticos, éticos e conscientes dos direitos e deveres da coletividade onde os valores como esperança, solidariedade, justiça, amizade, honestidade, união, dedicação e a vontade de aprender e de construir um mundo melhor,


O colégio Equipe fica localizado na av. Presidente Vargas com Leopoldo Machado, 1429 no bairro Central.


Todo trabalho desenvolvido pelo colégio tem sido pautado na integração escola família, pois sabemos que os pais são os primeiros responsáveis pela educação dos filhos.


O colégio Equipe em 2008 iniciou com 300 alunos nos (ensinos Fundamental e Médio), a Equipe Técnica composta por: profª Helenice Marques, Diretora Pedagógica, profª Arcila Santos, Coordenadora Pedagógica, profª Nelma Sotão, Coordenadora Pedagógica.


A direção geral é composta pelo profº Antônio Carlos, profº Benedito Neri e profº Reinaldo. O setor administrativo se constitui por Samero Monteiro, Carla Magalhães, Luan Cabral e Fátima.


O quadro de professores é composto por 44 profissionais que buscam diariamente a capacitação para que possamos alcançar os objetivos propostos em nossa estrutura educacional. Nos dias atuais o colégio Equipe ampliou suas instalações, atendendo alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, inovou com alta tecnologia nas salas de aula para que o processo ensino aprendizagem ocorra de maneira qualitativa e prazerosa para os nossos educados, buscando cada dia mais o conhecimento do mundo e a formação integral dos mesmos.



1.2. Referencial Teórico



Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9394/96, art. 35 – considera-se que o Ensino Médio é a última etapa da Educação Básica. O sistema educacional brasileiro passou por reformulações, a partir das décadas de 80 e 90. O Ministério da Educação comprometeu-se em garantir ensino básico de qualidade às crianças, jovens e adultos. Os incisos do artigo 35 disponibilizam três garantias ao educando, formação cidadã (incisos I e III), preparação para o trabalho (inciso II e IV) e para a continuidade dos estudos (incisos I,II e III).



Neste sentido, pode-se afirmar que os dispositivos da LDB têm sido intencionais, orientadores e genéricos e que partindo destes princípios definidos na LDB, o Ministério da Educação, chegou a um novo perfil para o currículo do ensino médio, apoiado em competências básicas para inserção dos jovens na vida adulta. (Francinete Braga, 2004)



Há inúmeras maneiras de trabalhar a Literatura no Ensino Médio, mas de modo geral, é preciso recriar novas técnicas no ensino dessa disciplina, tais como a adaptação de acordo com as necessidades do público juvenil, levando em conta a competência de ler e interpretar textos, o que se pretende não é fazer mudanças radicais no âmbito da literatura, mas dinamizá-la de modo que desperte o interesse do aluno adaptando suas leituras de acordo com sua realidade, para que possa sentir prazer em ler, ao invés de tratar a leitura como uma obrigação.


Outro fato importante é observar a postura do professor perante a sala de aula, se os adolescentes não gostam do conteúdo literário, é preciso despertar-lhes o empenho através de livros didáticos com diferentes textos teóricos relacionados aos temas abordados, formar leitores críticos é uma difícil tarefa, que exige exclusividade e dedicação especial do professor.


Durante a formação escolar no Ensino Médio, é essencial que diversos textos literários sejam trabalhados, dessa forma, o aluno percebe outros aspectos da Língua Portuguesa, ele identifica as peculiaridades dos gêneros lidos e das diferentes formas de decodificá-los. O professor desempenha um papel muito importante no que se refere ao incentivo à leitura e a conscientização de que as obras e textos literários auxiliam na elaboração textual, pois quem exercita a leitura, obtém mais conteúdos e estratégias linguísticas no momento em que se realizam as adaptações no decorrer da produção do texto.



A influência que o professor exerce no aluno deve ser utilizada de maneira positiva. Se pretendemos formar leitores, precisamos, antes de tudo, sermos assíduos leitores. Ninguém dá o que não possui ninguém ensina o que não conhece! (SCHMIDT, 2009)



Alguns autores propõem o que deve ser postulado no ensino de literatura por meio de uma nova perspectiva com a função de iniciar nos alunos leituras e suas definições, enfim mostrando-lhes que alguns textos são literários e outros não.


O gosto pela leitura começa com a escolha do conteúdo e como será trabalhado, ou seja, a prática de leitura em sala acaba se tornando cansativa se não houve uma diferenciação na leitura e produção escrita. É preciso ensinar Literatura, mas acima de tudo, é sucinto descrever esta ciência como mediadora do saber, como base para outras disciplinas, levando o aluno a crer que uma leitura prazerosa trás infinitas oportunidades, ensinando a ler, escrever e a pensar articuladamente.





2. RELATO DAS ATIVIDADES


No dia 10 de junho de 2011 foi feito o primeiro contato com a supervisora para averiguar a probabilidade de um futuro estágio no Colégio Equipe.


No dia 13 de junho houve observação do espaço escolar e da primeira aula de literatura administrada pela professora Maria Claudia Peixoto, na turma 2101. Nesta aula houve orientações para a resolução da atividade em dupla do caderno de questões (origens européias) da pág. 42(4ª questão), pág. 43(questões 5, 6, 7) e pág. 44.


Nesta atividade proposta houve leitura e explicação do texto Humanismo, abordagem de algumas figuras de linguagem e paradoxo, em uma das atividades incluía o texto a Barca do Inferno/ Inês Pereira, a professora passava em todas as mesas para tirar a dúvida dos alunos. No 2º horário houve a retomada da atividade, a turma encontrava-se agitada na volta do intervalo, apesar do movimento todos entregaram suas atividades.


No dia 20 de junho os acadêmicos de letras tiveram seu primeiro contato com a Diretora do Colégio Equipe para fornecer sua permissão ao registro fotográfico do espaço escolar e a segunda observação na aula de literatura, onde foi passada uma atividade de Revisão sobre o Humanismo e Trovadorismo.


No dia 21 houve o registro fotográfico e observação da escola campo e de seu funcionamento, o espaço é bem conservado e limpo pelos funcionários de hora em hora, em seguida o requerimento do plano de aula/ensino da matéria de Literatura.


No dia 22 de junho foram preenchidas as fichas de estágio junto com a assinatura da Coordenadora e da Profª Maria Claudia. Posteriormente tivemos uma entrevista com a secretária Maria de Fátima Lima que nos forneceu algumas informações sobre o espaço escolar do Colégio Equipe que possui 02 bibliotecas, 01 sala de informática, de vídeo e dança secretaria, direção, 03 supervisoras, orientadora, departamento financeiro e pessoal, lanchonete e sala de digitação. O Equipe Júnior possui 10 salas, Ensino Fundamental de 5ª a 8ª possui 07 salas e o Ensino Médio 06 salas.



3. CONSIDERAÇÕES FINAIS


Este estágio foi relevante para nós acadêmicos de Letras onde compreendemos o ensino em uma escola particular, observando algumas peculiaridades, como a postura dos alunos e docente em sala de aula. Uma vez que o estágio é o ponto de partida para um futuro docente, onde terá uma melhor visão do ato de ser professor percebendo a indissociabilidade entre teoria e prática, reforçando assim seus conhecimentos, vivenciando a realidade da profissão que deseja atuar.


No transcorrer do estágio constatou-se a efetivação do aprendizado obtido na escola estagiada através da desenvoltura dos acadêmicos com a realidade estudantil e com a rotina da instituição de ensino, este novo saber ofereceu uma visão multidimensional dos aspectos que interferem na especialidade do trabalho docente, e no processo de ensino e aprendizagem.


Com este estágio foi possível analisar o conteúdo programático das aulas de literatura, a postura da professora em sala de aula, a receptividade dos alunos e, sobretudo as avaliações críticas a respeito de métodos utilizados que contribuem ou inibem o aprendizado dos estudantes, nota-se também a grande diferença existente entre o ensino em uma instituição particular e o da rede pública, pois infelizmente isso foi constatado em termos de estrutura, equipamentos, segurança e conforto oferecido aos alunos e professores e até mesmo o maior empenho de todos os profissionais envolvidos neste processo.



REFERÊNCIAS


ALGO SOBRE VESTIBULAR E CONCURSO. Barroco. Disponível em: . Acesso em: 15 jun. 2011, às 09:00h.


BARTHES, Roland. UMA CRÍTICA SOBRE LITERATURA E ENSINO. Disponível em: <http://www.webartigos.com/articles/37912/1/O-Ensino-de-Literatura-nas-Escolas/pagina1.html>. Acesso em: 25 jun. 2011, às 17:50h.


COLEGIOWEB. Introdução ao Barroco. Disponível em: . Acesso em 12 jun. 2011, às 08:35h.


literatura no ensino médio: uma análise pedagógica. disponível em: <http://www.ichs.ufop.br/conifes/anais/EDU/edu2305.htm>. Acesso em: 25 jun. 2011, às 17:45h.


SUAPESQUISA. COM. Barroco. Disponível em: . Acesso em 12 jun. 2011, às 08:45h.


VERAS, Laurivania. O ENSINO DE LITERATURA NAS ESCOLAS. Disponível em: <http://www.webartigos.com>. Acesso em: 25 jun. 2011, às 18:15h.


WIKIPÉDIA. Bossa Nova. Disponível em: . Acesso em: 17 jun. 2011, às 18:00h.























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