terça-feira, 22 de junho de 2010

Grupo B- Análise do Livro

Curso: Letras – Licenciatura – Francês/Português e suas respectivas literaturas
Professor (a): Solange de Medeiros Santiago
Disciplina: Estágio Supervisionado I: relatório sobre a análise do Livro Didático segundo o Guia de livros–PNLD 2010.
Acadêmicas: Patrícia Soares, Reinaldo Bitencourt, Silvia Marinho dos Santos, Sirley Furtado e Valcicleide Viana.

Período: 4º período (turma 4 LIC – F–T)
Carga horária semanal/semestral: 10 aulas/100 horas.



Relatório Sobre Análise do Livro Didático Segundo o Guia de Livros–PNLD 2010



1 Aspectos gerais do livro:

O Livro Projeto Arribá Português 7ª Série, obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna. 1ª Edição, tendo como editora responsável: Áurea Regina Kanashiro(Bacharel e licenciada em Letras pela USP). Também participam: Daniela Cristina Cohen (Bacharel em letras da USP), Maria Tereza Campos( licenciada em Letras pela USP), Rosana El Kadri(Bacharel e licenciada USP , professora de ensino fundamental e assessora em educação) e Rosane Pamplona(Licenciada em Letras USP, professora de ensino fundamental, médio e superior, consultora em educação e autora de livros infanto-juvenil) Este livro faz parte de uma obra de 4 volumes destinada aos alunos de 5ª a 8ª série do ensino fundamental.
O exemplar da 7ª série (Turma campo de Estágio) possui capa colorida com uma ilustração de uma máscara com características indígenas em formato de brochura é distribuída a todos os alunos matriculados na escola Castelo Branco.

2 Com relação aos textos:

Segundo o critério sobre a atualidade e diversidades nos textos, o grupo verificou que a coletânea possui temas atuais como; situações comuns do cotidiano, relacionamentos entre família, amigos, problemas da adolescência e seus valores e etc. Também tem uma variedade textos dos mais variados gêneros o que ajuda ao aluno interpretar os mais distintos tipos linguístico-gramaticais como charges, histórias em quadrinho, recortes de propagandas, trechos de reportagens de jornais e revistas entre outros. Com isso os alunos se interessam pela leitura e compreendem melhor as mensagens que os textos possuem por ter uma linguagem mais próxima da realidade dos adolescentes e conter ilustrações que complementam os textos.
Isto possibilita também, discussões sobre assuntos do cotidiano que envolve política, ética e outros problemas sociais que incentiva ao debates e a formação de um senso mais crítico dos alunos.
No livro observamos também textos de autores renomados da literatura brasileira (Lygia Fagundes Telles, Vinicius de Moraes, Manuel Bandeira e outros) e até internacionais como Shakespeare, o que serve para que os alunos tenham contato com clássicos da nossa cultura e Universais diferenciando as épocas e os estilos particulares de escrever.
Quando o texto contém palavras rebuscadas que não fazem parte da linguagem habitual dos alunos ao final da leitura pode-se contar com um mini glossário explicando o vocábulo.

3 Quanto à compreensão das atividades e exercícios:

Através de observações feitas sobre as atividades, estes exercícios propostos no livro são inter-relacionados a leitura dos textos, mas há muita resposta objetivas que não abrem espaço para mais de uma interpretação. Como o livro possui uma rotatória de usuário as atividades são respondidas no caderno para evitar rabiscos no livro, com isso o aluno tem que usar o caderno dele o que possibilita ao professor complementar as perguntas do livro com outros questionamentos assim poderiam entrar mais respostas subjetivas.
Algumas das atividades podem ser coletivas ou individuais fazendo com que o professor possa optar por usar outros recursos didáticos como colagens, cartazes, elaboração de redações, pesquisas e outros.

4-Quanto ao incentivo à leitura:

Na leitura dos textos pode-se abrir espaço para que o professor possa usar dinâmicas para incentivo a leitura coletiva ou individual e logo após explorar a criticidade dos alunos com textos polêmicos e de muita qualidade levando assim, o aluno a descobrir como é importante ter uma opinião sobre os assuntos que estão nos jornais, nas revistas e nos livros e que por isso é tão importante ler e manter-se informado.

5- Quanto ao incentivo da produção de Textual:

O livro tem algumas atividades que incentivam a produção textual do aluno, como redações ou textos pequenos onde o aluno tem que justificar seus conceitos sobre determinado assunto, mas devido ao pouco tempo que o professor tem para corrigir-los muitos dos alunos não tem seu texto analisado. Para a produção o professor teria que dispor de um tempo maior o que muitas vezes não é possível dada à carga horária e o tamanho dos conteúdos que o professor tem que ministrar.

6- Quanto à organização das unidades:

O Livro todo está distribuído em 8 Unidades ao todo com três assuntos cada delas o que requer que o professor administre seu tempo conforme o livro, pois cada unidade possui três textos para leitura ou complementação dos assuntos. Desta maneira o professor reforça o que foi estudado no dia seguinte quando ele corrige as atividades para casa.

7-Quanto ao novo acordo ortográfico da língua:

Durabilidade de uso do livro Arribá Português 7ª Série encerra no ano de 2010, já que a partir de 2011 os livros serão de outra coleção já que os livros didáticos serão obrigados a conterem as novas normas ortográficas no ano de 2012, por isso os professores têm que atualizar seus conhecimentos e repassar aos alunos as alterações durante as aulas para familiarizá-los das mudanças, isso requer preparo e compromisso por parte dos professores. O ponto desfavorável é que tanto o professor quanto o aluno ficam presos ao livro didático o que pode tornar a aula um pouco entediante já que o adolescente precisa de estimulo nas aulas.

8-Gramática:

Para exemplificar os as regras gramaticais são usados cores e setas indicando os termos a serem destacados, mas os conceitos de cada termo ainda são muito resumidos o que pode limitar a compreensão do aluno. O que mais chama a atenção é que as frases exemplos são retiradas dos textos e não é proposto ao aluno, por exemplo, montar suas frases de acordo com o seu entendimento sobre o conceito exposto pelo professor.
Vimos também que não tem textos escritos por escritores da nossa região o que demonstra que o fato das autoras serem do centro sul o livro ignora as particularidades das outras regiões.

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