sábado, 5 de junho de 2010

Trabalhos Realizados em sala de aula












CELESTIN FREINET (1896-1966)

- Práticas atuais, presentes em muitas escolas, elas nada mais são do que idéias defendidas e aplicadas pelo educador Freinet, desde os anos 20 do século passado na França.
- Professores que levam sua turma a aulas-passeios e organizam sua sala em cantinhos, mas que ignoram aspectos sociais e político ao redor da escola, não estão de acordo com o que propunha o educador.
- Na escola Freinet de Natal, as idéias do mestre Francês são a essência do projeto pedagógico.
- Para Freinet , aproximando as crianças do conhecimento da comunidade, elas podem transformá-los e assim modificar a sociedade em que vivem.
- A Escola Freinet é mantida por uma cooperativa de professores bem ao gosto do mestre Francês.
- O próprio Freinet dizia que o educador deve ter a sensibilidade de atualizar sua prática e isso, alias, é o que faz com que ele ainda seja moderno.
- Com base em procedimentos dessa natureza, fica mas fácil por em prática a pedagogia do êxito defendido pelo educador Francês.

PAUO FREIRE (1921-1997)

- 19 de setembro de1921 em Recife- PE.
- Entrou no Ginásio com 16 anos. Aos 20 na Faculdade de Direito do Recife.
- O estudo para linguagem do povo foi um dos pontos de partida de sua elaboração pedagógica.
- 1962 –Angicos – Rio Grande do Norte.
- Foi preso acusado de Comunista.
- 1980 PUC E UNICAMP.
- Morreu no dia 02 de maio de 1997 aos 76 anos de idade.
- A visão de Paulo freire quanto a educação, um dos maiores pensadores do Brasil
- Paulo freire não desenvolveu uma metodologia do ensino, mas sim uma teoria do conhecimento, que rompia com o elitismo da educação orientada pelas classes dirigentes. Para ele, as práticas educacionais tradicionais eram “domesticadoras”
ž "Paulo freire marcou por sua vida. Não apenas pela grandeza de sua obra, mas principalmente por sua causa, que é a causa do oprimido"
ž Segundo freire a prioridade era a valorização do magistério
ž De acordo com suas idéias, a alfabetização de adultos deve estar diretamente relacionada ao cotidiano do trabalhador.
ž
Pedagogia do oprimido, lançada em 1969
• A propósito de uma administração. Recife: Imprensa Universitária, 1961.• Conscientização e alfabetização: uma nova visão do processo. Estudos Universitários – Revista de Cultura da Universidade do Recife. Número 4, 1963: • Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1967.• Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1970.• Educação e mudança. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1979.• A importância do ato de ler em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez Editora, 1982.• A educação na cidade. São Paulo: Cortez Editora, 1991.• Pedagogia da esperança. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1992.• Política e educação. São Paulo: Cortez Editora, 1993.• Cartas a Cristina. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1974.• À sombra desta mangueira. São Paulo: Editora Olho d’Água, 1995.• Pedagogia da autonomia. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1997.• Mudar é difícil, mas é possível (Palestra proferida no SESI de Pernambuco). Recife: CNI/SESI, 1997-b.Pedagogia da indignação. São Paulo: UNESP, 2000.• Educação e atualidade brasileira. São Paulo: Cortez Editora, 2001.

Método Paulo Freire
ž Alfabetização pela conscientização
ž O Método Paulo Freire consiste numa proposta para a alfabetização de adultos desenvolvida pelo educador Paulo Freire, que criticava o sistema tradicional.
ž linguagem de cartilha
ž Exemplo: Eva viu a uva, o boi baba, a ave voa, dentre outros.
ETAPAS DO METODO PAULO FREIRE
ž ETAPA DE INVESTIGAÇÃO:dentro do universo vocabular do aluno...
ž ETAPA DE TEMATIZAÇÃO: temas e palavras.
ž ETAPA DE PROBLEMATIZAÇÃO: superar a visão mágica e acrítica do mundo, para uma postura conscientizada.

JEAN PIAGET
ž Sir Jean William Fritz Piaget (1896-1980).
ž Foi um epistemólogo suíço considerado o maior expoente do estudo do desenvolvimento cognitivo.
ž Estudou inicialmente biologia na Suíça e posteriormente se dedicou na área de Psicologia, Epistemologia e Educação.
ž Foi professor na Universidade de Genebra, tornando –se mundialmente conhecido pela sua revolução epistemológica.
ž Durante sua vida Piaget escreveu mais de cinqüenta livros e diversos artigos.
Sensorio motor (0 a 2 anos)
ž A partir de reflexos neurológicos básicos, o bebê começa a construir esquemas de ação para assimilar mentalmente o meio. A inteligência é prática. As noções de espaço e tempo são construídas pela ação. O contato com o meio é direto e imediato, sem representação ou pensamento.
Pré- operatório (2 a 7 anos)
ž Também chamado de estágio da Inteligência Simbólica . Caracteriza-se, principalmente, pela interiorização de esquemas de ação construídos no estágio anterior . É egocêntrica, centrada em si mesma, e não consegue se colocar, abstratamente, no lugar do outro.
ž Não aceita a idéia do acaso e tudo deve ter uma explicação,possui percepção global sem discriminar detalhes, deixa se levar pela aparência sem relacionar.
Opratório- Concreto
ž A criança desenvolve noções de tempo, espaço, velocidade, ordem, casualidade, já sendo capaz de relacionar diferentes aspectos e abstrair dados da realidade. Não se limita a uma representação imediata, mas ainda depende do mundo concreto para chegar à abstração, desenvolve a capacidade de representar uma ação no sentido inverso de uma anterior, anulando a transformação observada (reversibilidade).
Operátorio Formal (12 em dinte)
ž A representação agora permite a abstração total. A criança não se limita mais a representação imediata nem somente às relações previamente existentes, mas é capaz de pensar em todas as relações possíveis logicamente buscando soluções a partir de hipóteses e não apenas pela observação da realidade.Em outras palavras, as estruturas cognitivas da criança alcançam seu nível mais elevado de desenvolvimento e tornam-se aptas a aplicar o raciocínio lógico a todas as classes de problemas.

EMILIA BEATRIZ MARÍA FERREIRO

- Emilia Beatriz María Ferreiro Schavi nasceu em 1937 na Argentina;
- Em 1970 formou-se em psicologia pela Universidade de Buenos Aires;
- Psiquilinguista Argentina, doutorou-se pela universidade de Genebra, orientada por Jean Piaget.
Inovou ao utilizar a teoria do mestre para investigar um campo que não tinha sido objeto de estudo piagetiano.
- Não criou um método de alfabetização è procurou observar como se realiza a construção da linguagem escrita na criança;
- Psicogênese da Língua Escrita, em parceria com Ana Teberosky, na qual descrevem os estágios pelos quais as crianças passam até compreender o ler e o escrever.
- Preceito básico do livro: diagnosticar quanto os alunos já sabem antes de iniciar o processo de alfabetização.
PSICOGÊNESE DA ESCRITA
O conhecimento dos estágios pelos EDUCADORES é importante para a organização das atividades adequadas e bem fundamentadas, possibilitando aprendizagem efetiva e eficaz, pois a aquisição da escrita convencional depende em grande parte da ação educativa do educador.
1- Nível pré-silábico:
- A criança não estabelece relações entre a escrita e a pronúncia;
- Expressa sua escrita através de desenhos, rabiscos e letras usadas aleatoriamente, sem repetição e com o critério de no mínimo três.
obs.:cabe a você organizar atividades que favoreçam a reflexão da criança sobre a escrita, porque e pensando que ela aprende.
A criança…
- registra símbolos e
pseudoletras, misturadas
com letras e numerais.
- não consegue analisar os elementos constitutivos da escrita (letras ou sílabas).
2- Nivel silabico
A criança…
- Compreende que o sistema é uma representação da fala.
- Tem a noção de que cada sílaba corresponde a uma letra (máximo duas) podendo acontecer com ou sem valor sonoro convencional.
3. NÍVEL SILÁBICO - ALFABÉTICO
A criança…
- Percebe a ineficácia do sistema silábico, mas ainda não domina o sistema alfabético.
- Começa a acrescentar letras, principalmente na primeira sílaba, por conta da importância do valor sonoro.
4-Nivel Alfabetico
A criança…
- consegue ler e expressar graficamente o que pensa ou fala.
- Compreende a organização e o funcionamento da escrita e começa a perceber que cada emissão sonora (sílaba) pode ser representada, na escrita, por uma ou mais letras;
A criança…
- Distingue letra, sílaba, palavra e frase. Às, vezes, não divide a frase convencionalmente (gramaticalmente) e sim de acordo com o ritmo frasal.
Segundo Ferreiro e Teberosky (1991)
- “ a criança já compreendeu que cada um dos caracteres da escrita corresponde a valores menores que a sílaba. Isto não quer dizer que todas as barreiras tenham sido superadas: a partir deste momento, a criança se defrontará com as dificuldades da ortografia, mas não terá mais problemas de escrita, no sentido estrito.”
- O que ficou?
As crianças chegam a escola sabendo varias coisas sobre a língua. E preciso avaliá-las para determinar estratégias para sua alfabetização.
- Um alerta
Apesar de a criança construir seu próprio conhecimento, no que se refere a alfabetização, cabe a você professor, organizar atividades que favoreçam a reflexão sobre a escrita.
Teoria histórico-social / sócio-histórica / integracionista
LEV SEMENOVICH VYGOTSKY
l Elaborou a teoria do desenvolvimento intelectual
l O homem é construído socialmente.
l Nasceu em 17-11-1896 na cidade de Orsha, na Rússia.
l Formou-se em Direito. Paralelamente estudou História, Filosofia, Psicologia e Literatura.
l Era chamado de “O pequeno professor”.
l Morreu em 1934, aos 37 anos, vítima da tuberculose.
O QUE DIFERENCIA Vygotsky de outros teóricos, Piaget principalmente, é a sua preocupação com as situações de aprendizagem em sala de aula.
Suas obras chegam ao ocidente através dos livros:
Pensamentos e linguagens
Formação Social da Mente.
Dentro da própria União Soviética seu trabalho foi proibido durante 20 anos.
- No Brasil só na década de 90 ela aparece como teórico da aprendizagem influente na cena educacional brasileira, portanto a 20 anos.

PONTO FUNDAMENTAL DA TEORIA DE VYGOTSKY

- Em Vygotsky o homem é um ser social formado dentro de um ambiente cultural historicamente definido. (Correntes: sócio-construtivista ou sócio-interacionista)
- Como ele mesmo diz: “Na ausência do outro o homem não se constrói homem”
CARACTERISTICA BÁSICA DE SEU TRABALHO:
- Psicólogo experimental
- Construtivista, em oposição aos comportamentalistas do início do século XX.
- EMPIRISMO: todo conhecimento provém da experiência. (fora do sujeito)
O processo-ensino aprendizagem esta centrado no professor. É ele que transmite o conhecimento.
- INATISMO: o ser humano nasce com o conhecimento já programado na sua herança genética.
O professor é um auxiliador do aluno, um facilitador, pois o aluno trás em si o saber que só precisa trazer a consciência.
com o nascimento já esta determinado quem será inteligente

Filogênese: história própria da espécie humana. (Limites e possibilidades).
Ontogênese: História do indivíduo da espécie, do ser.(nasce, cresce….)
Sociogênese: História cultural do meio em que o sujeito esta inserido.
Microgênese: consiste na história microscópica do desenvolvimento, (entre saber uma coisa e não saber).
- Construiu sua teoria tendo por base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio-histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento. Aparece afirmando que o meio social é determinante para a aquisição de conhecimentos
e que isso acontece fundamentalmente pela aprendizagem da linguagem, que ocorre por imitação
l A criança, não nasce em um mundo “natural”. Ela nasce em um mundo humano → está em constante interação Nesse processo interativo, as reações naturais → herdadas biologicamente → entrelaçam-se aos processos culturalmente organizados e vão se transformando em modos de ação, de relação e de representação caracteristicamente humanas com os adultos.
— São instrumentos, (produto social) utilizado pelo homem para representar, evocar ou tornar presente o que está ausente. Ex: a palavra, desenho, os símbolos ...
— O papel do outro e a internalização
— O outro social, pode apresentar-se por meio de objetos, da organização do ambiente, do mundo cultural que rodeia o indivíduo;
— Desde o nascimento, a criança tem uma relação mediada pelo outro e pela linguagem;

— O processo de internalização é fundamental para o desenvolvimento do funcionamento psicológico humano;
— A internalização envolve uma atividade externa ( interpessoal ) que deve ser modificada para tornar-se uma atividade interna ( intrapessoal ).
— A abordagem considera, que toda função psicológica se desenvolve em dois planos:
— O da relação entre os indivíduos
— No próprio indivíduo
A linguagem
— É por meio dela que as funções mentais superiores são socialmente formadas e culturalmente transmitidas, portanto, sociedades e culturas diferentes produzem estruturas diferenciadas.
— Desenvolvimento da linguagem
— Fala exterior – Atividades social – INTERPSÍQUICA - Fala com função de estabelecer comunicação, mas não é usada para planejamento de seqüência a serem realizadas.
— Fala egocêntrica – discurso interior, em voz alta, acompanha a ação da criança. É usada como apoio ao planejamento de sequência a serem seguidas. (3, 4 anos)
— Fala interior- Intrapsíquica - fala interna sem vocalização com vista a encontrar uma forma de solucionar problemas.
— O aprendizado suscita e impulsiona o desenvolvimento
— É pela APRENDIZAGEM nas relações com os outros que construímos os conhecimentos que permitem nosso desenvolvimento mental.
— Aprendizagem e Desenvolvimento
— A criança nasce dotada apenas de FUNÇÕES PSICOLÓGICAS ELEMENTARES, como os reflexos e a atenção involuntária, presentes em todos os animais mais desenvolvidos;
— FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES, (linguagem, memória) são construídas ao longo da história social do homem, em sua relação com o mundo. Essa evolução acontece pela elaboração das informações recebidas do meio.
— Segundo Vygotsky, a evolução intelectual é caracterizada por saltos qualitativos de um nível de conhecimento para outro. A fim de explicar esse processo, ele desenvolveu o conceito de : ZDP
— ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL – ZDP é o caminho entre o que a criança ainda não sabe e não consegue fazer sozinha mas tem potencial para aprender.
— DESENVOLVIMENTO REAL: É determinado pelas funções psíquicas já dominadas pelo sujeito. Se domina a adição, por exemplo, esse é um nível de desenvolvimento real.
— DESENVOLVIMENTO POTENCIAL É determinado pelo conjunto de habilidades (que a criança ainda não domina) onde o sujeito pode ter sucesso se assistido por um adulto ou alguém mais experiente. Por exemplo, uma multiplicação simples, quando ela já sabe somar .
— Assim, é possível constatar que o ponto de vista de Vygotsky é que o desenvolvimento humano é compreendido não como decorrencia de fatores isolados que amadurecem, nem tampouco de fatores ambientais que agem sobre o organismo controlando seu comportamento, mas sim como produto de trocas recíprocas, que se estabelecem durante toda a vida, entre indivíduo e meio, cada aspecto influindo sobre o outro.

A Teoria das Inteligências Múltiplas
Se inspira em estudos de Howard Gardner, da universidade de Haward, dos Estados Unidos, e de uma serie de profissionais em educação, especialistas em aprendizagem e cognição, que procuram demonstrar que o cérebro humano apresenta diversificadas inteligências e que, desta forma, este mesmo cérebro pode operar para diferentes ações, diferentes competências.

1. Inteligência lingüística:
- É a habilidade para agradar, estimular, transmitir idéias e usar a linguagem para convencer,normalmente são pessoas que gostam de ler, escrever, tem boa memória, ótima verbalização e sabem debater.
- Em crianças, esta habilidade se manifesta através da capacidade para contar histórias originais ou para relatar, com precisão, experiências vividas.

2. Inteligência lógico-matemática
- É a habilidade para agradar, estimular, transmitir idéias e usar a linguagem para convencer,normalmente são pessoas que gostam de ler, escrever, tem boa memória, ótima verbalização e sabem debater.
- A capacidade de usar os números de forma efetiva (como matemático, contador ou estatístico) e para raciocinar bem ( cientista, programador de computador);
- Os tipos de processos usados a serviço da inteligência incluem: categorização, classificação, generalização, cálculo e testagem de hipóteses;
- A criança com especial aptidão nesta inteligência demonstra facilidade para contar e fazer cálculos matemáticos e para criar notações práticas de seu raciocínio.

3. Inteligência Espacial:
- É a habilidade para reconhecerproblemas, resolvê-los, lidar com uma série de raciocínios, além de uma facilidade para ordenar e sistematizar.
- Esta inteligência envolve sensibilidade à cor, linha, forma, configuração e espaço;
- Inclui a capacidade de visualizar, de representar graficamente idéias visuais ou espaciais e de orientar-se apropriadamente em um determinado espaço;
- Em crianças pequenas, o potencial especial nessa inteligência é percebido através da habilidade para quebra-cabeças e outros jogos espaciais , atenção a detalhes visuais e costumam brincar com amigos imaginários.

4. Inteligência Corporal-cinestésica
- Perícia no uso do corpo todo para expressar idéias e sentimentos e facilidade para o uso da mão para produzir ou transformar;
- Inclui habilidades físicas específicas, tais como coordenação, equilíbrio, força, flexibilidade e velocidade.
- A criança especialmente dotada na inteligência cinestésica se move com graça e expressão a partir de estímulos musicais ou verbais demonstra uma grande habilidade atlética ou uma coordenação fina apurada.

5. Inteligência Musical:
- A capacidade de perceber, discriminar, transformar e expressar formas musicais.
- Inclui sensibilidade ao ritmo, tom ou melodia, e timbre de uma peça musical;
- A criança pequena com habilidade musical especial percebe desde cedo diferentes sons no seu ambiente e, frequentemente, canta para si mesma.

6. Inteligência Interpessoal:
- A capacidade de perceber e fazer distinções no humor, intenções, motivações e sentimentos das outras pessoas;
- Podemos caracterizar em pessoas com sociabilidade, cooperação, capacidade de fazer amigos, comunicabilidade.
- Sensibilidade a expressões faciais, voz e gestos; capacidade de discriminar tipos diferentes de sinais interpessoais; capacidade de influenciar um grupo de pessoas para que sigam certa linha de ação;
- Manifesta-se em crianças pequenas como a habilidade para distinguir pessoas, e na sua forma mais avançada, como a habilidade para perceber intenções e desejos de outras pessoas e para reagir apropriadamente a partir dessa percepção.
- Habilidade para liderar outras crianças, uma vez que são extremamente sensíveis às necessidades e sentimentos de outros.

7. Inteligência Intra-pessoal
- Autoconhecimento e a capacidade de agir adaptativamente com base neste conhecimento;
- Esta inteligência inclui possuir uma imagem precisa de si mesmo (das próprias forças e limitações)
- Consciência dos estados de humor, intenções, motivações, temperamentos e desejos;
- É a maneira como a pessoa se vê, como conviver com suas limitações e potencialidades.
- Aparece em pessoas otimistas, que respeita seus valores morais e princípios.

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