terça-feira, 22 de junho de 2010

Grupo B- Projeto do Estágio Supervisionado I

Projeto de Estágio Supervisionado I: Reconhecimento do Espaço Escolar

1. IDENTIFICAÇÃO:

CURSO: Letras – Licenciatura Língua Portuguesa/Francesa e suas respectivas literaturas
PROFESSORA: Solange de Medeiros Santiago
DISCIPLINA: Estágio Supervisionado I: reconhecimento do Espaço Escolar
Acadêmicos: Patrícia Soares, Reinaldo Bitencourt, Silvia Marinho, Sirley Furtado, Valcicleide Viana.
Período: 4º semestre (turma 4 LIC- F-T)
Carga horária semanal/ semestral: 24 aulas/ 100 horas

2. JUSTIFICATIVA:

O estágio supervisionado proporciona ao acadêmico a interação entre o espaço escolar e todos os mecanismos que cercam o fazer pedagógico bem como o contato com todos os que atuam direta ou indiretamente como agentes do ensino.
Dai a importância de o Estágio Supervisionado I: Reconhecimento do Espaço Escolar, trazer o(a) acadêmico(a) para dentro da escola, a fim de contextualizá-lo diante das situações problemas que enfrentam as escolas que ministram a disciplina Língua Portuguesa e Francesa (e suas respectivas literaturas), nas instituições Escolares de Ensino Fundamental e Médio da rede pública de Ensino.
A partir destas observações faremos uma analise das metodologias, plano de aula, programa didático, carga horária, projetos desenvolvidos a cerca da disciplina, diretrizes internas da instituição, Projeto Político Pedagógico e Plano de Desenvolvimento da escola, enfim todo suporte educacional que direciona o trabalho da instituição que culminará em um blog (página virtual disponível na internet) que será produzido pelo grupo de acadêmico.

2. OBJETIVOS:

O Espaço Escolar é o retrato da relação entre o planejamento pedagógico e a concretização do saber sendo assim a partir deste contato direto com o ambiente escolar o acadêmico do curso de licenciatura Letras/Francês poderá desenvolver uma visão mais ampla da importância do planejamento escolar para o desenvolvimento do trabalho dentro da Escola mais especificadamente nas escolas que ministram a disciplina Língua Portuguesa/Língua Francesa (e suas respectivas literaturas). Sendo assim seguem os objetivos específicos do projeto:
· Identificar os fundamentos legais que regem a educação no âmbito Estadual.
· Analisar e Discutir como se processa a construção do grupo escolar em torno do fazer pedagógico.
· Conhecer e analisar os parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Português-Francês no Ensino Fundamental e Médio.
· Observar as aulas de Língua Português-Francês.
· Produzir um Blog com as informações obtidas durante todo o projeto.

3. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
A fim de alcançar os objetivos propostos iremos:
· Leituras de apostilas e textos sobre o fazer pedagógico e suas implicações.
· Analise e debates sobre temas relevantes ao trabalho das disciplinas Língua portuguesa e Francesa.
· Análise dos planos de aula, Plano de unidade, livros didáticos e todos os mecanismos de planejamento da disciplina de Línguas: Português e Francês.
· Observação de aulas de Português e Francês.
4. AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita ao longo do processo de desenvolvimento do projeto e serao avaliados:
· Participação do acadêmico nas atividades da escola.
· Assiduidade do acadêmico no período de estágio.
· Produção e entrega de atividades referentes as aulas da disciplina estagio supervisionado
· Confecção e apresentação do Blog.
5.CRONOGRAMA DE ATIVIDADES :

Momentos
ATIVIDADE A SER DESENVOLVIDA
CARGA HORÁRIA

1° momento
Estudos de textos: A paixão de apreender, Nova escola, Recorte de revista sobre educação, o ensino da língua portuguesas e os PCNs do ensino fundamental e médio da língua portuguesa e estrangeiras e PPP- projetos políticos pedagógicos de Ilma Passos.

40 h/as

2° momento
Observação na escola do projeto político pedagógico e do plano de desenvolvimento da escola, planos de cursos da língua portuguesa e estrangeira e plana de aula ou plano de unidade
20 h/as



3° momento
Organização de um projeto para escola, com a participação do grupo de estagiários

10h/as

4° momento
Participação dentro da escola de toda a dinâmica escolar: Entrada, saída, intervalo, encontro de professores, sábados letivos.
10 h/as
5° momento
Análise do livro didático da escola.
4/as

6° momento
Participação da reunião pedagógica e encontro de professores ficando a disposição de festividade escolar.
4/as

7° momento


Construção de um Blog, a partir da esperiênc9ia obtida dentro do espaço escolar


12 h/as


Total
100 h/as

7. REFERENCIAS:

ASSOCIAÇÃO brasileira de normas técnicas- ABNT. Apresentação de relatório técnico- científicos NBR 10719. Rio de janeiro: ABNT, 2000. Fazenda, I. (org.). A prática de ensino e o estagio Supervisionado. Papirus: São Paulo, 2002.

CANDAU, ver Maria, ET AL. Ensinar e prender: sujeito, sabores e pesquisa. DP&A editora. Rio de janeiro. 2000.

CURRICULO básico do DF- ensino fundamental e médio. Secretario de educação da DF. MEC/PCNS. Parâmetros curriculares nacionais: ensino fundamental e médio. Brasília: MEC, 2000.

DEMO, Pedro. Pesquisa: principio cientifico e educação. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1991.

FACULDADE FORTIUM. Coordenação do curso de licenciatura em letras. Manual de estagio supervisionado. Elaborado por Djama G. Mendes Jr. Brasília: 2007. 22p, apostila.

MARCONI, marina de Andrade. Técnicas de pesquisa. São Paulo: atlas, 1982.

MORAIS, Regis de (Org.) sala de aula, que espaço e esse? São Paulo. Papirus. 1995.
MOREIRA, Antonio Flavio b. (Org.) conhecimento educacional e formação do professor. São Paulo. Papirus, 1995.

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