quarta-feira, 23 de junho de 2010

Grupo B- Relatório do Estágio

Instituto de Ensino Superior do Amapá
Disciplina: Estágio Supervisionado I: reconhecimento do espaço escolar
Acadêmica: Silvia Marinho dos santos
Escola: Marechal Castelo Branco
Série: 5ª Turma: 521 Turno: manhã
Professora: Liliany Vaz dos Santos

Relatório de Estágio
Iniciei meu estágio dia 26 de abril na Escola Estadual Marechal Castelo Branco,o horário da entrada pelo período da manhã é 7:15h, sendo que só é permitida a entrada trajando uniforme, o portão é trancado depois do 2º horário as 8:20h, o porteiro orienta caso o aluno tenha justificativa de atraso a procurar a coordenação pedagógica.A turma escolhida para minha observação foi a turma 521 da 5ª série, sob a orientação da professora Liliany Vaz dos Santos que é licenciada em Língua Portuguesa e cursa direito no 4º semestre.
A professora por ter experiência e gostar de sua profissão demonstrou total controle da turma e para incentivar os alunos a professora confeccionou um mural e nele colocou o nome dos alunos que foram destaques em sua disciplina. Segundo suas informações o plano de curso é entregue aos professores para que desenvolvam seus planos de aula conforme as metas do PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação) que foi fixado em um mural para conhecimento dos alunos e da comunidade.
O livro didático serve de suporte para as aulas e a professora complementa com outros recursos didáticos, como os livros ainda não possuem atualização quanto o novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa.
No intervalo das aulas observei que os alunos possuem poucos espaços para lazer, alguns alunos não lancham por que não podem comprar já que a merenda da escola não foi distribuída as escolas estaduais.
Devido essa falta de merenda os alunos são dispensados mais cedo, assim os que moram perto são liberados, somente alguns ficam esperando que seus responsáveis venham buscá-los.
Durante a reunião observei que alguns professores não compareceram o que causa certo transtorno a coordenação da escola, a reunião foi para organizar a entrega das notas no plantão pedagógico alem de organizar a feira cultural que seria realizada no mês de Junho.
Os professores conseguiram encerrar o bimestre e questionavam sobre a possibilidade de entregar as provas aos alunos caso seus pais não comparecessem no plantão, mesmo sem concordar com a idéia, o coordenador aceitou.
A organização decidiu que o tema seria as regiões e suas comidas típicas com barracas que oferecerão degustação aos visitantes e a escolha da miss que representaria a feira.
A feira aconteceu dia 12 de Junho das 16:00h as 22:00h com a apresentação das alunas representando as regiões brasileiras através de roupas típicas.
Foi um experiência marcante para mim como acadêmica e como profissional de educação, este estagio renovou em mim a vontade de trabalhar em educação e possibilitou que entrasse em contato com todos os mecanismos que fazem parte da organização e planejamento de uma instituição escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário