quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Escola Maria do Carmo Viana - resenha estágio 2

Repensando o objeto de ensino de uma aula de português. In: ANTUNES, Irandé. Aula de Português. Ed.Parábola, 2003.

Suelen Araújo da Silva

Irandé Antunes faz a explicitação de cada princípio e de suas respectivas implicações que contém inúmeras pistas acerca do que fazer e de como fazer para trabalhar a oralidade, a leitura, a escrita e a gramática nas aulas de português, de modo que o professor não tenha seguir a risca, lição por lição,os livros didático, como manda a tradição, não ser aquele que só transmite conhecimento e sim o que pesquisa, observa, levanta hipóteses, analisa, reflete, descobre, aprende e reaprende.

A autora também foca na reorientação ou na mudança que se deve fazer, explorando questões textuais ao invés de apenas mudar o modo de situar a questão, assim o texto é que vai condicionar a escolha dos itens, os objetivos que abordam e a escolha das atividades pedagógicas, fazendo com que o aluno tenha a competência do exercício mais pleno da fala, da escrita, da escuta e da leitura.O professor deve estar atento para formar em seus alunos competências para a participação eficiente em eventos como reuniões, debates,apresentações, entre outros.

Para desenvolver a escrita é preciso desenvolver atividades como pequenas narrativas,cartazes, resumos, relatórios de experiências, projetos de pesquisa, de acordo com o nível de cada estudante que vão sendo desenvolvidas ao longo do trabalho, é importante mostrar que a escrita esta presente em nós e em nosso mundo não nos remetendo a palavras soltas ou frases inventadas, criar no aluno o hábito de planejar seu próprio texto e revisando-o, sem se culpar com o que errou desencadeando um objetivo claro.

Além dos textos produzidos pelos alunos, a leitura poderia abranger fábulas, contos, crônicas, editoriais, avisos, folhetos, cartazes, charadas, etc. São diversos os tipos de textos, compete ao professor ajudar o aluno a identificar os elementos típicos de cada gênero.

Antunes explora também os seguintes assuntos: o uso do substantivo, o uso dos adjetivos ou das locuções adjetivas, o uso dos verbos, o uso dos pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, o uso das conjunções, de expressões relacionais ou de partículas de transição, o uso das preposições, a amplificação do vocabulário, em suas relações de sinonímia, de hiperonímia, de antonímia, de homonímia,de partonímia, o uso dos artigos definidos e indefinidos, a concordância verbal e a nominal e os sinais de pontuação,fazendo uma análise lingüística e usando recursos para ajudar o professor a facilitar a compreensão deles para o aluno, mostrando sua importância e as diversas possibilidades que o educador tem de trabalhar tarefas , alargando as opções de estudo e desenvolvendo a aprendizagem destes assuntos.

A análise de frases soltas e descontextualizadas não favorecem o reconhecimento entre linguagem e seus contextos de uso assim, a autora nos mostra que dependendo do contexto pode haver vários significados, por isso a análise dos fatos lingüísticos é preciso, assim como a prática de produção de textos em sala e discussões sobre como escrever um texto, como decidir-se quanto ao gênero em que vai escrever, é preciso trabalhar tanto o formal quanto o informal “ ...pois a língua, de fato, acontece, na imensa heterogeneidade de seus usos e de suas formas...” O aluno também precisa de uma escrita suficientemente motivada tendo elementos que fazem parte do seu cotidiano o levando a criar, planejar, escrever assim o motivando.

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