terça-feira, 14 de dezembro de 2010

RELATÓRIO DO ESTAGIO MARIA DO CARMO VIANA 2

INTRODUÇÃO

Dando conclusão ao trabalho do Estágio Supervisionado II: docência em Língua Portuguesa do curso de Licenciatura Plena em Letras Língua Portuguesa/Francesa e suas respectivas literaturas, tendo em vista a necessidade de uma experiência prática onde aplicou-se grande parte dos fundamentos aprendidos ao longo das aulas de estágio com os princípios teóricos estudados, agora trabalhando em sala de aula, neste momento, aliou-se a teoria à prática, demonstrando, assim, o quanto é enriquecedor e importante esta etapa na formação acadêmica e profissional do futuro docente.

O Estágio Supervisionado II: docência em Língua Portuguesa foi realizado em turmas de 6ª série do Ensino Fundamental do primeiro turno da Escola Estadual Maria do Carmo Viana dos Anjos localizada na avenida: Francisco Alves Corrêa nº030, bairro: Jardim Felicidade II, na cidade de Macapá, estado do Amapá. Esta etapa, com carga horária de 100 horas, iniciou no dia 21 de agosto e terminou no dia 11 de dezembro de 2010, com carga horária semanal de 10 horas aulas.

O Estágio Supervisionado II teve o objetivo de observar e aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas estudadas, bem como confrontá-los com a prática pedagógica propriamente dita, buscando firmar uma prática que seja significativa.

Este relatório é composto da descrição das observações e das experiências vivenciadas no período de regência em sala de aula que se baseou nos quatro pilares da educação e também na tendência sociointeracionista do processo de ensino-aprendizagem.

Encontram-se descritas neste trabalho as observações não só do processo em sala de aula, como também, do ambiente escolar como um todo. Dentro deste pressuposto, procurou-se conviver e observar uma forma de direcionar a prática pedagógica como uma ação sustentada em fundamentos que englobam uma linha filosófica de aprendizagem e sua efetividade.

1. IDENTIFICAÇÃO

Leide Alves dos Santos da costa, nascida em 13 de julho de 1981, na cidade de Macapá-Amapá, filha do pastor Clodoaldo Soares dos Santos e da dona de casa Rosa Alves de Souza. Casada com o empreiteiro Antonio Leite da Costa, mãe de uma menina: Tayssa Leite da costa. Acadêmica do 5º Período do Curso de Letras Licenciatura Plena em Português/ Francês e respectivas Literaturas no IESAP. Deu início aos seus estudos na Escola Estadual Profª Ruth de Almeida Bezerra, concluindo o Ensino Médio na Escola Estadual Profª Esther da Silva Virgolino na cidade de Macapá, na qual reside com sua família.

Valcicleide Viana Dias, nascida em 20 de julho de1976, na cidade de Macapá-Amapá, filha do agricultor José Dias e da dona do lar Neuza Viana Dias. Casada com o empresário Geremias dos Santos da Silva, mãe de cinco filhos. Acadêmica do 5º período do curso de Letras Licenciatura Plena em Português/Francês e respectivas literaturas no IESAP. Deu início aos seus estudos na Escola Estadual Deusolina Sales Farias, concluindo o Ensino Médio na Escola Maria Neuza do Carmo na cidade de Macapá, onde reside com sua família.

2. REFERENCIAL TEORICO

Segundo Pimenta e Lima(2004), o estágio é a primeira etapa, que o acadêmico perpassa para criar sua identidade como educador. Para isso, as autoras tomam como base a psicologia social, o campo teórico da pedagogia e da didática e socializações dos Endipes (Encontros Nacionais de Didática e Pratica de Ensino). E para melhor compreensão do docente as autoras fazem algumas perguntas como:

“Mas em que consiste a identidade docente? Com que elementos históricos e sociais, saberes e conhecimentos o professor constrói sua identidade? Qual a relação entre identidade e formação docente? De que maneira o estágio como componente curricular pode contribuir na construção da identidade docente?” (Pimenta e Lima 2004).

Para elas, a psicologia social contribui na identidade do docente, quando este se ver no mundo social, que constantemente passa por modificações necessárias, e quando o acadêmico também, aprende a trocar experiências vivenciadas em cada estágio. Já na identidade profissional, os acadêmicos constroem sua identidade, a partir de seus conhecimentos teóricos e didáticos.

De acordo com as autoras é no estágio, que os acadêmicos começam a refletir e analisar sobre seu profissionalismo e o que o espera em uma sala de aula. Pimenta e Lima mostram que o fortalecimento da identidade também parte das condições de trabalho, do reconhecimento e valorização da profissão. O Endipe, por sua vez, trás para os acadêmicos e professores experiências para a construção de sua identidade, enquanto estagiário e orientador de estágio.

Considerando a abordagem das autoras, o estágio é de extrema importância para o docente, pois, através dele podemos conhecer o universo escolar, trocar experiências com outras pessoas e saber a direção a ser tomada, enquanto profissionais. Porém, a autora chama a atenção para os orientadores de estágio, para direcionarem os seus alunos, discutindo e mostrando para eles, quais os percalços da profissão. No entanto, só saberemos de fato o que é ser professor quando assumirmos tal profissão.

Segundo Navarro (2000) as diversas temáticas envolvendo os estágios supervisionados, contribuem para uma base sólida para a formação dos profissionais da educação apesar das dificuldades, considerando que nem sempre os professores e estagiários têm clareza sobre os objetivos que orientam suas ações no contexto escolar e no meio social onde se inserem, sobre os meios existentes para realizá-los, sobre os caminhos e procedimentos a seguir, ou seja, sobre os saberes de referência de sua ação pedagógica, faz sentido investir no processo de reflexão nas e das ações pedagógicas realizadas nos contextos escolares (apud PIMENTA; LIMA, 2004).

Na direção desse aprofundamento, Pimenta (1994) partindo de pesquisas realizadas em escola de formação de professores, introduz a discussão de práxis, na tentativa de superar a decantada dicotomia entre teoria e prática. Conclui que o estágio ao contrário do que se propugnava, não é atividade prática, mais teórica, instrumentalizadora da práxis docente, entendida esta como atividade de transformação da realidade. Nesse sentido, o estágio curricular é atividade teórica de conhecimento, fundamentação, diálogo e intervenção na realidade, esta, sim, objeto da práxis. Ou seja, é no contexto da sala de aula da escola, do sistema de ensino e da sociedade que a práxis se dá.

Em um dos capítulos do livro “Aula de português”, Irandé traz um conjunto de ideias para que os professores de português trabalhem a oralidade, leitura, escrita e gramática, no intuito de combater o método tradicionalista dos professores e para garantir o ensino-aprendizagem dos alunos.

Nos seis tópicos que integram o capitulo três, a autora fala sobre a forma que os professores trabalham o texto para se chegar a compreensão gramatical. Relembra que a atividade de ouvir é um instrumento que faz parte do processo da aquisição comunicativa. Mostra que a escrita não pode ser trabalhada de qualquer maneira, sem acompanhamento e revisão daquilo que o educando escreve no decorrer das aulas. Antunes, ainda, trata da leitura como um meio para se perceber a utilidade e a função da língua materna, também escreve que a gramática tem que ser incluída no cotidiano de forma natural.

A autora mostra que a escola precisa afasta-se da perspectiva nomeadora e classificatória dos exercícios de análise morfológica e sintática. Desta forma, o texto não irá tornar-se mero produto de trabalho. No entanto, o trabalho com o texto deve partir da análise para poder chegar às determinações gramaticais. O que se pretende é que o educando alcance as competências da fala, escrita, escuta e leitura. Assim, é nas questões de produção e compreensão de textos, e de suas funções sociais, que se deve centrar o estudo relevante e produtivo da língua.

Antunes lembra aos professores que a atividade de escuta é parte fundamental para a competência comunicativa, assim, os alunos participarão de forma ativa nos eventos de comunicação. Ela ainda retrata que os educandos precisam escrever para atuarem de forma eficaz na vida cotidiana. A autora ainda fala que a leitura é de extrema importância para a convivência social do discente, que a gramática também não é algo separado do nosso dia a dia. Que os nossos textos estão repletos de substantivos, adjetivos, verbos, pronomes, conjunções e outras categorias gramaticais.

No entanto, a prioridade do ensino de língua portuguesa não é as definições gramaticais, contudo, isto não quer dizer que o professor vai esquecer as noções gramaticais, mas se torna necessário que o docente leve o discente a encontrar as categorias gramaticais nos diversos textos. E o que a autora espera com este capítulo é que o professor pesquise e faça seus métodos avaliativos. Além disso, a autora traz algumas formas de se trabalhar adequadamente às categorias gramaticais.

Embora o capítulo três mostre um assunto, muito discutido nos últimos dias, tem o mérito de reunir, em um só capitulo convincente fundamentação que lhe sustenta a tese e atenua o choque que os leitores terão ao se deparar com informações sobre a mudanças para se trabalhar as categorias gramaticais na sala de aula.

A orientação proposta nos PCNs se situa nos princípios construtivos e apoia-se no modelo psicológico geral de aprendizagem que reconhece a importância da participação do aluno e, ao mesmo tempo da intervenção do professor para a aprendizagem dos objetivos, conteúdos e procedimentos avaliativos que favorecem o desenvolvimento das capacidades necessárias à formação do individuo.

Por isso, os PCNs buscam construir uma proposta nacional para a escola, sendo que a nomenclatura desses documentos é uma forma de procurar uma flexibilidade “devido ao caráter genérico dos objetivos, conteúdos, avaliações pedagógicas contidas no documento” (pg. 185).

Os PCNs de Língua Portuguesa sugerem que os professores trabalhem os gêneros textuais, dizendo que o trabalho com a língua materna, no que se refere ao ensino de recursos expressivos de ensino e aprendizagem se adaptam as atividades linguísticas e para que possam participar dos eventos comunicativos que já participam cotidianamente. Tendo como objetivo a expansão das varias possibilidades do uso da linguagem, em que qualquer forma de realização.

Nos PCNs a língua portuguesa é apresentada como um campo de conhecimento em transformação, de extrema importância para que o individuo torne-se um cidadão crítico, capaz de desenvolver a competência discursiva para diminuir a desigualdade social. No ensino de língua materna, o que deve ser priorizado são a leitura e a produção de textos tanto orais quanto escritos, combinadas com a reflexão sobre as estruturas da língua.

Os gêneros textuais devem ser trabalhados de forma que possamos envolver os alunos em situações concretas de uso da língua, de modo que consigam, escolher meios adequados ao que se deseja alcançar, ou seja, leva os alunos a perceberem que os gêneros textuais são produzidos diariamente em todos os momentos em que nos comunicamos, tanto na forma escrita como na oral.

3. CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

3.1. Histórico

A Escola Estadual Maria do Carmo Viana dos Anjos, com Ato nº 0594 - GEA foi inaugurada no dia 02 de abril de 1993, pelo chefe do poder executivo o então Governador do Estado do Amapá Anníbal Barcellos.

Segundo informações verbais de antigos funcionários, o primeiro diretor da escola chamava-se Alfredo (sobrenome desconhecido devido não haver registros), o qual permaneceu no cargo somente no período de um mês, sendo substituído pelo professor Raymundo Magalhães Ferreira, tendo como secretário escolar José Cordeiro dos Santos. Atualmente tem como diretor o Professor Zozimar Uchoa da Silva, secretario administrativo João Filho Picanço, Secretário Escolar Odete Almeida.

A escola iniciou suas atividades ofertando Ciclo Básico de Alfabetização - CBA, que abrangia a 1ª, 2ª, 3ª e 4ª séries do antigo 1º Grau, colaborando ativamente na formação básica intelectual da sociedade. A partir de 1994, por necessidade da comunidade local começou a trabalhar a 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries, até que em 1999 a escola amplia seu nível de ensino, passando a ofertar o 1º ano do ensino médio. Em decorrência da demanda de vagas, a partir do ano de 2000 foi-se extinguindo, gradualmente, as séries iniciais e ampliando o ensino médio, até que em 2003 a escola trabalhava somente com turmas de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental e turmas de 1º a 3º ano do ensino médio, garantindo que a população do bairro Jardim Felicidade II e adjacentes não precisasse mais se deslocar para o centro da cidade para concluir a educação básica. Nos dias atuais, atende-se aproximadamente 1.738 alunos, distribuidos nos 03 turnos na modalidades de ensino fundamental II e ensino medio e tem em seu quadro 97 funcionarios.

Desde sua criação a escola preocupada em proporcionar aos alunos e comunidade eventos que incentivasse a cultura e a integração entre pais-professores e escola-comunidade realizou vários projetos de cunho sócio-educacional como: Festival da Cultura, Festa Junina, Festa das Mães, Mostra Pedagógica, Caminhada Ecológica, Multirão de Serviços, Campanha de Higienização, Dia do Estudante, Palestras Educativas, entre outras. A Escola Estadual Maria do Carmo Viana dos Anjos sempre teve como meta a interação da escola com a comunidade, tendo como objetivo principal o crescimento intelectual, moral e social do nosso estudante, para se formar em cidadão atuante, que contribua para um mundo mais justo e uma comunidade/sociedade mais digna.

3.2. Estrutura Fisica

O espaço físico da escola é composto por tês blocos; 04 banheiros coletivos, sendo 02 masculinos e 02 femininos; 01 biblioteca; 01 sala da direção; 01 sala da secretaria escolar; 01 sala da supervisão;01 sala da TV Escola; 01 laboratorio de informatica com aproximadamente 30 computadores, 01 sala dos professores (com banheiro privativo); 01 uma sala específica para o ensino especial; 16 salas de aula, medindo aproximadamente 48m2 cada, sendo que, uma dessas salas era específica para a disciplina de Educação para o Lar, cada sala de aula também tinha armários para os alunos; um espaço para a cozinha e refeitório e 01 quadra poliesportiva, com estrutura metálica, coberta de zinco e cercada com alvenaria e arame galvanizado. O forro de todas as salas era feito de madeira (lambri) e o telhado de telha de fibrocimento tipo brasilit.

Ao longo de seus 14 anos a escola passou por inúmeras reformas em seu prédio, tendo obras que iniciaram em um governo e terminaram no final do mandato do governo seguinte. Por esse motivo a escola sempre buscou se adaptar às situações adversas e em conjunto com a comunidade criou alternativas para que as aulas não fossem paralizadas, como exemplo, a realização das aulas em salas improvisadas na quadra de esportes e a adoção de um turno intermediário, passando a existir quatro turnos de funcionamento, devido a existência de poucas salas de aula para um grande quantitativo de alunos.

3.2.1. Projeto Político Pedagógico:

A construção do Projeto Político-Pedagógico da Escola Estadual Maria do Carmo Viana dos Anjos surgiu para atender as exigências da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96, que preconiza a elaboração e execução da proposta pedagógica, ressaltando a participação de todos os profissionais e setores da instituição, norteando os princípios éticos, políticos e epistemológicos que a constitui e também pela necessidade que a escola tem de inovar suas ações e traçar novos rumos que possibilitem um ensino de qualidade.

Diante disso, o referido projeto foi idealizado e elaborado com o intuito de organizar e viabilizar o trabalho didático pedagógico da escola, determinando as ações a serem desenvolvidas, bem como a linha filosófica a seguir. É importante frisar que o projeto foi estruturado com a participação de todos os segmentos da escola e também da comunidade, através de reuniões, instrumentos de pesquisa, leituras teóricas/reflexivas e discussões sempre voltadas para os anseios da instituição.

Sabemos que o desenvolvimento de todo projeto apresenta dificuldades, conflitos de idéias e contradições, mas não podemos negar que essas divergências são essenciais para a construção de uma proposta sólida, pautada na realidade vivenciada de nossos educandos, resultando na realização de ações consistentes que fortalecem a autonomia escolar.

Assim sendo, o Projeto Político-Pedagógico da Escola Estadual Maria do Carmo Viana dos Anjos tem a pretensão de oferecer diretrizes que contribuam de forma decisiva para a melhoria do próprio processo educacional, para a realização de um trabalho pedagógico coletivo, possibilitando ao aluno uma aprendizagem significativa, favorecendo, assim, o exercício pleno da cidadania.

Dados estatísticos do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB, indicador de qualidade educacional do Ministério da Educação, demonstram que o índice das escolas públicas brasileiras está insatisfatório, tendo média nacional inferior a 5 numa escola de 0 a10. Nesse contexto o Estado do Amapá obteve no ano de 2005, através da aplicação da Prova Brasil aos alunos concluintes do ensino fundamental a média da Escola Estadual Maria do Carmo Viana dos Anjos de 3.6, que embora esteja acima da média do Estado (3.5) está abaixo da média nacional, o que nos motiva a repensar a prática pedagógica e administrativa da escola e buscar meios para melhorar a ação educativa e, consequentemente elevar o índice de rendimento dos alunos.

Para haver a análise, reflexão e reencaminhamento da ação educativa tornou-se necessário pensar como seria desenvolvido esse processo na escola, buscando meios para torná-lo mais ágil e ao mesmo tempo eficiente. Logo constatou-se que o melhor meio para otimizar a ação educativa seria a implementação do Projeto Político-Pedagógico da Escola, dando objetividade e intenção conjunta à ação educativa, que compreende todas as ações da escola, tendo como foco o trabalho pedagógico de sala de aula, mas que se ramifica ao trabalho de todos os funcionários da escola e na convivência da família dos educandos.

A construção do Projeto Político-Pedagógico teve como principal referência a obra de Paulo Roberto Padilha "Planejamento Dialógico: como construir o projeto político-pedagógico da escola" (2003), onde destaca a importância da participação de todos os segmentos da escola e comunidade no planejamento escolar. No prefácio desse mesmo livro Gadotti comenta que "o educador precisa também fazer o caminho que estiver apontando ao educando. E, enquanto educa, refletir sobre seu caminhar, dessa forma alerta a essencialidade de que o educador, aqui estendemos a todos que fazem parte da escola, ao planejar para os educandos planeja para si próprio, portanto deve ser consciente que todas as ações da escola se relacionam, se influenciam e por isso devem se interagir e precisam ser realizadas e refletidas/avaliadas por todos de forma responsável com intuito de promover melhorias nos resultados.

O projeto será pedagógico por planejar a ação educativa do professor e demais atividades escolares promotoras da aprendizagem do educando e, ainda, será político por ser elaborado e executado com a participação de todos os servidores da escola, dos alunos e pais/responsáveis, tendo como princípio a gestão democrática.

A participação na realização do projeto será aberta a todos que compõem a escola e ainda a representantes da comunidade local, através de reuniões por segmento escolar ou reuniões gerais, havendo uma equipe que irá organizar e, quando necessário fazer a síntese dos dados/informações, de forma a sistematizar para que o conteúdo do projeto e as decisões tomadas sejam produto da maioria das pessoas participantes, sempre considerando que tais decisões não podem estar em desacordo com as normas/legislação pertinentes a educação brasileira.

3.2.2. PDE: Plano de Desenvolvimento da Educação:

O PDE da Escola Estadual Maria do Carmo Viana dos Anjos tem por objetivos garantir ensino de qualidade aos alunos, dinamizar as práticas pedagógicas da escola, melhorar a gerencia escolar, fortalecer a relação família x escola, aprimorar as praticas pedagógicas da escola e elevar o desempenho acadêmico dos alunos. Desenvolvendo algumas estratégias como aumentar a taxa de aprovação dos alunos nas séries e disciplinas criticas, reduzir o abandono no ensino médio noturno, promover capacitação aos professores, reduzir a distorção idade série, revisar a proposta pedagógica, adotar estratégias de ensino diversificadas e criativas, organizar o ambiente escolar tornando-o agradável, fortalecer a relação família x escola, promover os princípios da gestão democrática, proporcionar melhor atendimento aos alunos com necessidades especiais.

Apresenta também como metas, aumentar de 61% para 70% a taxa de aprovação em inglês nas 5ª e 6ª séries, a taxa de aprovação para 80% nas 5ª e 6ª séries na disciplina de matemática, de 52% para 75% de aprovação em ciências, reduzir de 61% para 40% o abandono no ensino médio noturno, capacitar os professores de 5ª e 6ª séries de ciências e matemática, reduzir de 55% para 35% a distorção idade/séries vespertino e de 96% para 30% nas 8ª séries noturno, atualizar a proposta pedagógica com base nas informações da analise situacional da escola, implantar programa de estudos para os professores articulados com os PCNs e um programa de incentivo a leitura para os alunos, padronizar os processos de matricula, atendimento aos alunos, reuniões por setores e divulgar acordos feitos, promover bimestralmente um evento com a participação das famílias dos alunos, garantir a criação do conselho escolar e conselho de classe, implantar praticas ambientais na escola e na comunidade, realizar atividades culturais na escola e oferecer material técnico-pedagógico aos alunos do ensino especial. .

A escola propõe desenvolver esses objetivos através de algumas ações, como: realizar avaliação diagnostica dos alunos das 5ª e 6ª série em inglês, matemática e ciências, adquirir 10 CD-ROM educativos para dinamizar as aulas de inglês, 50 mini dicionários de língua inglesa para uso dos alunos de 5ª e 6ª séries visando elevar o conhecimento dos alunos e adquirir 2 microsistem com entrada USB para dinamizar o processo ensino-aprendizagem nas aulas de inglês. Para a aula de matemática, adquirir 18 jogos pedagógicos afim de dinamizar o trabalho do docente, 60 kits pedagógicos do projeto “Meu Canto Conta”, visando melhorar a qualidade de ensino da matemática através da música, realizar uma reunião mensal para discutir as dificuldades encontradas pelos professores e propor soluções. Na aula de ciências, adquirir um kit de ciências para otimizar as atividades dos docentes. Para as aulas noturnas, ofertar um curso mensal paralelo as aulas, de interesse do público adulto, visando ampliar o conhecimento e as oportunidades de trabalho dos alunos, realizar parceria com o SENAC para realização de cursos projetados pela escola, realizar uma gincana bimestral de conhecimentos gerais, com premiação visando melhorar a aprendizagem dos alunos e motivação pelos estudos, utilizar os sábados letivos com “aulão” estilo “cursinho” para os alunos do ensino médio noturno, objetivando melhorar o processo ensino-aprendizagem e minimizar o abandono.

A escola ainda pretende implantar ações do projeto “sexualidade” com palestras sobre DST/AIDS, gravidez precoce, drogas, visando ampliar o conhecimento dos alunos e promover atitudes preventivas, realizar trimestralmente um concurso de redação, poesia, parodia e pintura, diagnosticar a real causa do abandono no ensino médio noturno através de questionários e formulários de identificação dos motivos: 1500 copias xerografadas, contratar serviços gráficos para confecção de 350 certificados para os alunos que participarem dos cursos. Contratar serviços para capacitação de 2 professores e 60 alunos em técnica vocal, com carga horária de 20 horas os quais fazem parte do projeto “Toque de vida” – educação musical e canto coral, assim melhorar o ensino e a aprendizagem, capacitar 6 professores de ciências com técnicas em laboratório, objetivando um melhor desempenho com atividades praticas em ciências, implantar a modalidade EJA no 3º turno visando melhor distribuição nas series, proporcional a idade, realizar um programa de estudos para implantar a modalidade EJA, realizar uma reunião mensal para elaborar proposta de implantação da modalidade EJA, contratar serviço de xerografia para 5.000 e encadernação de 100 apostilas para aprimorar as reuniões pedagógicas do EJA, elaborar um cronograma com ciclos de estudos para atualizar a proposta pedagógica da escola, afim de identificar as dificuldades e implantar projetos que venham direcionar e melhorar as praticas docentes, adquirir dez PCNs para auxiliar os professores e técnicos nos ciclos de estudo, elaborar um ciclo de estudo para atendimento aos professores e técnicos da escola com base nos PCNs, realizar um ciclo de estudo por bimestre sobre praticas didáticas na sala de aula, organizar um calendário de planejamento pedagógico quinzenal por área e disciplina, elegendo um coordenador em cada disciplina, realizar reuniões quinzenais para estudo e planejamento por disciplina visando melhorar o ensino-aprendizagem, capacitar 66 professores com um curso, adquirir um projetor de imagens “DATASHOW” a fim de auxiliar os professores nos ciclos de estudos e na pratica docente, adquirir 30 kit, afim de dinamizar as ações do projeto “leitura: lendo, escrevendo e pensando”, elaborar planejamento das ações de leitura dos livros “gostar de ler” nas aulas, visando os objetivos do projeto, realizar uma oficina bimestral para confecção de livros a partir da produção dos alunos afim de estimular o gosto pela leitura, adquirir um kit de material para confeccionar os livros nas oficinas realizadas.

A escola também tem ações como: capacitar 10 funcionários da secretaria escolar em curso de auxiliar administrativo a fim de melhorar a organização e o atendimento aos alunos e comunidade, organizar a rotina da secretaria e atribuir funções especificas aos colaboradores e funcionários da secretaria escolar, elaborar projeto voltado à participação da família na escola através de palestras, realizar reuniões semestrais por series com os pais a fim de tratar assuntos específicos daquela série, elaborar um programa de visitas aos pais de alunos com dificuldades de aprendizagem ou indisciplina, realizar uma reunião bimestral com a comunidade intra e extra escolar para construir o Conselho Escolar, visando a melhoria da organização da escola, realizar dois encontros da família na escola, sendo um em cada semestre, adquirir um kit esportivo para promover torneios esportivos voltado á participação das famílias na escola como forma de aproximar família e escola, elaborar e implantar um cronograma para garantir as ações do conselho escolar, realizar duas reuniões bimestrais com toda a equipe escolar para dinamizar a criação do conselho de classe e uma reunião mensal com toda a comunidade para dinamizar a criação do conselho escolar na primeira, eleger os integrantes, elaborar e implantar um cronograma de estudo sobre os objetivos e a atuação do conselho escolar, adquirir 01 guilhotina para melhorar o planejamento dos professores na confecção de jogos de E.V.A, bingos etc, para o atendimento aos alunos com necessidades especiais, adquirir 01 kit de material pedagógico para auxiliar os professores com alunos de necessidades especiais e um computador para otimizar o atendimento dos docentes do ensino especial, materiais e utensílios para realização de projetos de meio ambiente, artefatos e instrumentos para apresentações culturais e projetos de valorização da diversidade, contratar serviços de confecção ou adquirir mural, painel ou mostruários e serviços de confecção ou adquirir artigos mobiliários para o cantinho de leitura, biblioteca e material pedagógico para aulas de reforço.

3.2.3. Plano de Curso de Língua Portuguesa:

O plano de curso de Língua Portuguesa oriundo da Escola Estadual Maria do Carmo Viana dos Anjos inicia com os objetivos a serem alcançados nas quatro séries do ensino fundamental, a instituição mostra que os alunos precisam compreender a cidadania como participação social e política, que eles devem posicionar-se de maneira critica, responsável e construtiva, nas diferentes situações sociais, que precisam conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, percebendo que ele é integrante dependente e agente transformador do ambiente. Ainda relata que o educando desenvolve o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetivas física, cognitiva. Que este necessita conhecer o próprio corpo e dele cuidar, que utilizar as diferentes linguagens e precisa saber utilizar diferentes fontes de informações e recursos tecnológicos, questionando a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los.

No tópico seguinte, a escola aponta os objetivos gerais da língua portuguesa para o ensino fundamental que são utilizar a linguagem na escuta e produção de textos orais e na leitura e produção de textos escritos de modo atender a múltiplas demandas sociais, utilizar a linguagem para proceder para ter acesso, compreender e fazer uso de informações representações construídas em varias áreas do conhecimento, analisar criticamente os diferentes discursos inclusive o próprio, desenvolvendo a capacidade de avaliação dos textos, conhecer e valorizar as diferentes variedades do português, procurando combater o preconceito lingüístico, reconhecer e valorizar a linguagem de seu grupo social como instrumento adequado e eficiente comunicação cotidiana, usar os conhecimentos adquiridos por meio da pratica de analise lingüística para expandir sua capacidade de monitoração das possibilidades de uso da linguagem, ampliando a capacidade de analise critica.

No tópico da 6ª série, a escola discorre as competências, habilidades e conteúdos em quatro unidades, a primeira unidade trata da democracia, cidadania e ética, a escola retrata que os educandos precisam adquirir competências como: conhecer as particularidades do verbo, empregar aspectos semânticos e discursivos relacionados aos verbos e aos advérbios, explorar a função estética do verbo, nas habilidades os alunos necessitam identificar as flexões do verbo, os verbos regulares e irregulares, reconhecer quando os verbos exercem a função de nome, saber empregar e conjugar corretamente, identificar verbo principal e auxiliar, reconhecer e classificar os advérbios e as locuções adverbiais. Trabalhando os conteúdos: texto narrativo, estrutura do verbo, verbos regulares e irregulares, formas nominais do verbo, tempos do subjuntivo, advérbio, determinantes do substantivo, emprego das letras g e j, emprego de a e há.

Na segunda unidade, a escola propõe trabalhar meio ambiente e qualidade de vida, como competências o educando precisa conhecer e observar os princípios de seleção e de combinação de palavras, construir o conceito de sujeito, predicado, de predicativo e de verbo de ligação e distinguir o sujeito em diferentes situações textuais. Adquirindo as seguintes habilidades, conhecer técnicas de sonoridade e imagem do poema e produzir poemas, identificar em um texto a frase e a oração, reconhecer o papel semântico-estilistico do sujeito e do predicativo do sujeito na construção do texto, tendo como base para esta unidade a escola escolheu os seguintes conteúdos, texto em prosa e texto em verso, poema, frase e oração, sujeito e predicado, tipos de sujeito, a concordância do verbo, verbos de ligação e predicativo do sujeito, emprego de mau/mal, emprego de mas/mais.

Na terceira unidade, a escola pretende trabalhar a sociedade tecnológica, e os educandos precisam desenvolver a competência de apropriar-se do conceito de preposição e reconhecer seu valor semântico, do conceito do objeto direto e objeto indireto e reconhece essas funções em textos, empregar adequadamente os pronomes oblíquos na função de objeto direto e indireto, e aspectos discursivos relacionados a semântica em situações concretas de interação verbal. Desenvolvendo as seguintes habilidades conhecer os princípios que regem alguns gêneros orais, como a discussão em grupo e o debate deliberativo, desenvolver habilidades de argumentação oral a partir da discussão em grupo e do debate deliberativo, reconhecer o valor semântico estilístico da preposição e dos objetos na construção de textos.

Na última unidade, a escola anseia trabalhar com as diferenças, tendo como competências empregar com propriedade títulos e legendas, apropriar-se do conceito de predicado, do conceito de adjunto adnominal e adverbial, empregar aspectos discursivos relacionados ao predicado e aos adjuntos adnominal e adverbial, para desempenhar as seguintes habilidades, conhecer a noticia e o texto publicitário como gêneros e produzi-los, reconhecer os diferentes tipos de predicados, a função de adjunto adnominal e adverbial, perceber a função semântico-estilística dos diferentes predicados e dos adjuntos adnominal e adverbial na construção de textos. Pretendo trabalhar os seguintes assuntos: a noticia, texto publicitário, tipos de predicado, adjunto adnominal e adverbial, emprego de: por que, por quê, porque, porquê, plural dos substantivos e adjetivos compostos.

3.2.4. Análise do livro didático de língua portuguesa:

O tema do PNLD 2010 (Plano Nacional do Livro Didático) é Letramento e Alfabetização, teoria muito discutida na contemporaneidade, que vem alertar sobre os inúmeros agentes mediadores da aprendizagem, e sobre a importância de se ver a aprendizagem se processando em uma relação interativa entre o sujeito e a cultura em que vive.

Partindo deste princípio, escolhemos o livro Projeto Araribá, por traçar uma organização conteúdista que segue o PNLD de Língua Portuguesa, no aspecto interdisciplinar voltado para uma política metodológica que respeita o problema enfrentado pelo o aluno da referida disciplina, buscando inseri-lo na dinâmica do processo globalizante, frente à sua necessidade no âmbito familiar, escolar e externo a esses ambientes.

O livro apresenta princípios, conceitos e orientações para atividades que possibilitem aos alunos a realização de leituras críticas sobre os acontecimentos históricos, culturais, sociais e cotidianos e, para atingir tal propósito, os autores utilizam conteúdos interdisciplinares objetivando levar os alunos a compreenderem e interpretarem o assunto proposto no texto.

Os conteúdos são apresentados de modo a tornar possível a criticidade do aluno em relação a sua realidade contemporânea. Os textos são escolhidos intencionalmente para que aluno analise a linguagem para poder compreendê-la e utilizá-la apropriadamente nas situações e propósitos definidos.

O livro também insere o aluno no pluralismo sociocultural utilizando o dialogismo em seus textos, fazendo o educando identificar os elementos de interação presente em todo livro, conteúdos interdisciplinares são utilizados no decorrer do método, objetivando levar o aluno ler, compreender e interpretar o assunto proposto.

O Projeto Araribá, conhecendo a importância da escola na preparação do aluno, atrai a sua curiosidade através de exposição de conteúdos interdisciplinares, tornando o aprendizado dinâmico e eficiente, pois, segundo o PNLD 2010, atividades diversificadas estimulam a interpretação e desenvolvem a sensibilidade do aluno para a descoberta de sua competência, a partir de um conjunto de fatores que tornam a aprendizagem prazerosa para o educando, valorizando com isso a foco principal da disciplina de língua portuguesa “a linguagem oral e escrita”.

O desenvolvimento de atitudes e capacidades envolvidas na compreensão da variação e no convívio com a diversidade dialetal, de forma a evitar o preconceito e a valorizar as diferentes possibilidades de expressão linguística. (PNLD 2010)

O PNLD expõe uma prática contextualizada com programas reflexivos e correlacionados com outros conhecimentos para que a disciplina de Língua Portuguesa atinja seu objetivo de forma e informar indivíduos. O Projeto Araribá enriquece a exposição do conteúdo e torna o processo de ensino- aprendizagem dinâmico e significativo, através da disposição dos conteúdos que favorecem a conexão de conhecimentos adquiridos pelo aluno em todas as disciplinas estudadas, aproximando os temas abordados à realidade do aluno e da comunidade.

Analisando o livro, observa-se que as propostas de aplicação do conhecimento envolvem um conjunto completo de habilidades, como fixação, organização, analise, comparação, síntese, reflexão, investigação e debate, deixando claro que seus autores primam pela normas do PNLD.

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O PNLD também menciona a importância do educador no auxílio da descoberta de identidade do aluno, e o Projeto expõe no decorrer de seu livro esses aspectos sem impor, mas expondo idéias que poderão auxiliar o educador a encaminhar o aluno à solução desse conflito. Observa-se no livro um despertando da competência critica do aluno, para que este compreenda que o saber está a seu dispor.

Comprovamos com análise do PNLD que a Secretaria de Educação desenvolve políticas e ações de orientações de ensino para a melhoria da qualidade de ensino, fornecendo matérias didáticos e paradidáticos, objetivando auxiliar o docente em seu oficio.

3.3. Corpo docente:

A Escola Estadual Maria do Carmo, tem em seu quadro docente 76 professores, sendo 50 efetivos e 26 contratados. Dos professores, apenas um possui pós-graduação, 71 professores são graduados e quatros tem apenas o magistério.

3.4. Alunos:

A escola tem 1739 alunos, nos três turnos, a media de alunos por turnos é 579 alunos, o percentual de evasão de 8%.

  1. DETALHAMENTO DO ESTÁGIO

O Estágio Supervisionado II: docência em Língua Portuguesa teve inicio no dia 21 de agosto e concluído no dia 11 de dezembro tendo uma carga horária de 100 horas/aulas. Onde desenvolveu-se atividades planejadas para ter-se acesso a teoria e prática.

O Estágio Supervisionado II foi desenvolvido a partir de atividades teóricas ampliadas dentro da instituição e foram relacionadas com atividades praticas realizada no âmbito escolar.

4.1.Orientações teóricas no IESAP:

No dia 21 de agosto deu-se inicio a aula de estágio supervisionado II, onde nos foi apresentado os objetivos da disciplina. No sábado seguinte, ocorreu a distribuição de atividades para ter-se conhecimentos sobre teoria e pratica no que concerne ao estágio. No dia 11 de setembro, acontece a primeira discussão teórica sobre alguns capítulos do livro aula de português. No dia 25 de setembro, ocorre mais uma discussão recorrente ao livro Repensando o objeto de ensino de uma aula de português.

No dia 02 de outubro, a sala dividiu-se em duplas e trios para iniciar-se a prática do estágio nas escolas estaduais da rede pública de Macapá, neste mesmo dia apreendemos a preencher as fichas de estágio. Após o término da prática do estágio, no dia 23 de outubro, elaborou-se atividades concernente aos PCNs de Língua Portuguesa. E no dia 13 de novembro, ocorreu a entrega do Plano de aula, Plano de estágio e o encaminhamento para entrega de fichas e relatórios.

4.2.Observação do contexto escolar:

Um período onde tudo o que acontece é novidade, principalmente para estagiários que ainda não têm ou possuem pouca experiência em sala de aula. É um momento muito enriquecedor para todas as partes envolvidas, pois, é onde professores, estagiários e alunos estão se encontrando pela primeira vez, então é natural que haja um clima novo, de descoberta ou mesmo, de incertezas e dúvidas que ao longo do Estágio vai se quebrando e quando o trabalho está no ápice do desenvolvimento, é hora de encerrar.

A prática do estágio ocorreu do dia 18 a 26 de outubro do ano 2010 na Escola Estadual Maria do Carmo Viana dos Anjos, sob a orientação da Professora Fádia Cristina Monteiro de Oliveira Silva e realizada pelas acadêmicas Leide Alves e Valcicleide Viana.

No dia 18 de agosto, chegamos à escola e fomos recepcionados pelo diretor Zozimar Uchoa que nos encaminhou para a supervisora, que nos atendeu e nos apresentou o Histórico Escolar, PPP, PDE e nos encaminhou a biblioteca para termos acesso ao livro de língua portuguesa do ensino fundamental, pois a supervisora de antemão já havia nos tido que talvez ficaríamos com as turmas de 5ª ou 6ª série, ela também ficou de conversar com os professores responsáveis pela disciplina de Língua Portuguesa e nos dar uma resposta no dia seguinte.

No dia seguinte voltamos à escola para conversamos com a supervisora sobre qual série iríamos fica e qual professora, na hora do intervalo ela nos apresentou a professora Edilma responsável pelas turmas de 6ª série, com quem tivemos uma conversa de como seria nosso trabalho na escola, quanto dias nos iríamos fica e com que turmas poderíamos fica, por haver já iniciado o trabalho nas turmas 614, 611, 514, a professora recomendou nos que viéssemos na quinta e na sexta para assistirmos as aulas nas turmas 613 e 612.

No dia 21 de outubro, observamos a aula da Professora Edilma na turma 613, a docente pedia aos alunos às palavras que ela havia pedido na aula anterior, como os alunos não trouxeram as palavras a professora deu continuidade na aula falando sobre tipo de sujeitos, neste caso sujeito indeterminado, logo após a professora passou um exercício para os alunos resolverem, percebemos que os alunos são muito inquietos, não prestam atenção devida na aula de português e a maioria não fez o que a professora pediu. No dia 22 de outubro, observamos a aula de língua portuguesa na turma 612, nesta turma a professora pede as palavras polissêmicas, alguns alunos apresentam as palavras ela corrige e depois para dar continuidade a aula ela explicar para os alunos sujeito indeterminado, percebemos que os alunos eram um pouco mais dedicados do que a turma 613, acreditamos que seja porque a turma tem menos alunos que a outra.

4.3.Regência:

No dia 26 de outubro fomos à escola para ministramos uma aula sobre polissemia nas turmas 613 e 612, a acadêmica Leide ficou com a turma 613, acredita-se ter alcançado êxito, pois os alunos colaboraram com a aula, participaram da dinâmica e fizeram o exercício proposto. Na turma 612, a acadêmica Valcicleide Viana, ministrou a aula com desenvoltura, pois todos os alunos participaram com destreza das atividades propostas.

Todas as etapas do Estágio Supervisionado II foram importantes e enriquecedoras, mas nenhuma delas se compara aos momentos mágicos vividos numa sala de aula que, apesar da grande quantidade de alunos, requereu muito do estagiário. Encarar frente a frente toda a dialética educacional, os problemas, como atrasos, o calor, a falta de espaço.

Além disso, foi muito prazerosa a troca de conhecimentos, a atenção que disponibilizaram cada um do seu jeito, para melhor compreensão dos assuntos e dos temas abordados, embora uma pequena parte, ou seja, dois (02) ou três (03) alunos que em alguns momentos precisaram serem chamados a atenção.

Pode-se também observar que o retorno foi satisfatório não apenas pelo aprendizado, pelos gestos de aceitação, pelo retorno dado a cada atividade aplicada em sala de aula, via-se que a recíproca era verdadeira, uma vez que foi entregue todos os textos produzidos pelos alunos que está anexado a este relatório e o balanço do mesmo foi muito satisfatório.

No começo os alunos ficaram meio desconfiados, uma vez que a professora estava sendo substituída por duas estagiárias. Iniciado os trabalhos e com o andamento das aulas foram adaptando-se à metodologia aplicada ao longo das aulas.

Procurou-se elaborar aulas diferenciadas que despertassem a curiosidade e atenção dos mesmos; percebeu-se também o interesse cada vez maior, a interação com os assuntos abordados e a relação de amizade com as estagiárias, explícitos nas palavras de apoio, nos elogios e o carinho demonstrado nesse período. As atividades dadas em sala de aula foram realizadas com êxito por parte dos discentes, criou-se ainda, um laço afetivo muito forte, fato que proporcionou o sucesso no processo de ensino-aprendizagem bem como o reconhecimento do trabalho, empenho e profissionalismo das estagiárias.

A professora Edilma, sempre muito prestativa, simpática, se colocou a disposição para sanar qualquer problema ou dúvidas que fossem surgindo, além disso, todos os profissionais da escola estavam à disposição e sempre que solicitados atenderam de forma muito gentil, sejam porteiros, zeladoras, merendeiras, diretores, secretários enfim todos estavam inseridos nesse processo de ensino-aprendizagem.

CONSIDERAÇÕES

Analisando o Estágio Supervisionado II, por meio de suas etapas, desde a observação passando pela co-participação até a sua culminância na regência, verificou-se quão complexo e cheio de por menores é a sua consumação, como a parte burocrática dos papéis (documentos), os planejamentos no ambiente escolar e fora dele, planos diários, planos de ação, tudo isso torna-se um tanto complicado. É como juntar peças de um grande quebra-cabeça que é o estágio em toda a sua estrutura. Sua complexidade vai muito além de suas respectivas etapas e planos documentais.

O balanço é bastante positivo levando em consideração a pouca experiência frente à ação docente. O resultado superou as expectativas uma vez que as partes envolvidas, professor-regente, alunos e estagiários, saíram satisfeitos.

Analisando o estágio como um todo não foi difícil realizá-lo, pois, pelo fato de tratar-se de adolescentes notou-se grande interesse e atenção em relação à aula aplicada o que ajudou a melhorar cada vez mais o trabalho em sala de aula. Além disso, não foram encontrados problemas no decorrer da regência, fato que culminou no sucesso deste Estágio.

Se colocados na balança, percebe-se que foi bastante positivo os resultados obtidos com o Estágio Supervisionado II, principalmente no que tange a motivação dos discentes, o interesse pelas aulas, que foram bastante produtivos, despertaram e saciaram a sede dos alunos em busca de tais conhecimentos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

ANTUNES, Irandé. Aula de Português. 2 ed. São Paulo; parábola, 2003.

PIMENTA, Selma Garrido; Lima, Maria Socorro Lucena. Estágio de docência. São Paulo: Cortez, 2004.

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de educação- Pcn+ Ensino Fundamental: Linguagem, códigos e suas tecnológicas: Brasilia: MEC; SEMTEC, 2002.

SENADO FEDERAL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação: Brasília- DF; SEEP, 2009.

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